Por Marinna Protasiewytch
A segurança digital é tema trivial dentro do mundo corporativo e com o avanço da tecnologia e dos produtos online é necessário cada vez mais se atentar a este processo e as consequências geradas por ele. Para especialistas alguns cuidados básicos e práticos podem determinar o bom funcionamento das emissoras e até mesmo o contato com ouvintes.
Começado pelas redes sociais
Segundo Fernanda Burakovski, da Safe Comportamento Digital, empresa destinada a segurança online de pessoas e empresas, o cuidado deve começar com a exposição de patrimônio e de comunicadores. “É importante que os perfis dos comunicadores nas redes sociais sejam bloqueados ou condizentes com as políticas e visão da empresa. Caso a rádio ou TV adote uma prática de divulgar os perfis pessoais deles, é preciso adotar uma postura definida e se atentar aos detalhes” explica Fernanda.
Estes detalhes passam pelos tipos de fotos e postagens até cuidados com
aparição de endereços, nomes de ruas e até locais frequentados pelo funcionário
em redes sociais. Marketing online e exposição da marca são bons, mas precisa
atender a critérios e cuidados para não expor comunicador e empresa a riscos
desnecessários.
Softwares de segurança e monitoramento
Antonio Rodrigues Filho, perito forense e CTO da ZR2, explica que é preciso manter a empresa e o ambiente de trabalho seguro. Para que isto ocorra, a empresa precisa investir em segurança digital, seja contratando um funcionário da área ou uma empresa que forneça o sistema.
Contudo, ele alerta que é preciso repassar esta cultura aos empregados para que a segurança funcione. “Possuir uma boa política de segurança da informação, sistemas operacionais atualizados, firewalls e sistemas de controle e monitoramento de rede é essencial, porém, todos estes recursos sem um programa de conscientização dos funcionários se tornam ineficazes” afirma.
Controle de senhas
Ter um bom controle de senhas, com softwares que permitem a segurança da digitação são algumas das dicas dos especialistas. Além disso, a formação da senha e a frequência de troca devem ser prioridade para um ambiente conectado e seguro.
“Recomenda-se que uma senha não deva ser reutilizada por um período maior que 30 dias e que ela não tenha sido utilizada nas três últimas trocas” explica o perito forense. Outra forma de dificultar as invasões é utilizando senhas fortes, que devem ser longas, com caracteres especiais e que não tenham relação com datas e eventos conhecidos, como aniversários e números de telefone.
Dicas de segurança
– Possuir uma boa política de segurança da informação;
– Sempre deixar os sistemas operacionais e de firewalls atualizados;
– Ter sistemas de controle e monitoramento de rede;
– Investir em treinamentos, reuniões e incentivo de atendimentos às normas;
– Monitorar atentamente as redes sociais da empresa;
– Evitar fotos com reflexos que possam revelar informações importantes;
– Cuidar com check-in e demais recursos que revelem a localização.
Cuidados na sede das emissoras também devem ser adotados
Wifi aberta ao público
Fornecer internet para visitantes é uma prática comum, principalmente na recepção ou nas salas de reuniões, mas é necessário se atentar, já que esta pode ser uma porta de entrada para pessoas mal intencionadas.
“Todas as empresas, independente de seu porte, que forneçam acesso à internet para seus visitantes devem atender ao Marco Civil da Internet (lei 12.965/14), onde todos os usuários devem ser devidamente identificados” conta Antonio. Esta determinação é utilizada para poder responsabilizar a pessoa caso algum delito seja cometido na rede da empresa.
Entrega de prêmios
Para a segurança tanto dos ouvintes quanto dos radiodifusores a entrega de prêmios sorteados pela rádio devem ser feitas em locais com vigilância e segurança, como por exemplo, a portaria. “É importante restringir o acesso ao máximo, prêmios podem ser entregues diretamente na portaria ou em ambiente isolado e monitorado, visitas apenas com identificação prévia por documento e foto” exemplifica Fernanda.