Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curitiba testa aplicativo que monitora distanciamento entre pessoas

Por Jornalismo. Publicado em 14/08/2020 às 13:22.

Curitiba vai testar ferramenta que monitora distanciamento entre as pessoas em terminais e estações de ônibus da cidade. O sistema emite um alerta em caso de aglomerações. Saiba mais na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

 

 

O aplicativo Distância2 utiliza a estrutura de câmeras de monitoramento que já existe na cidade para identificar em tempo real locais em que o fluxo está alto. O sistema foi criado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e cedido à Prefeitura de Curitiba de forma gratuita para ajudar nas estratégias de combate à Covid-19. Ana Cristina Jayme é arquiteta e assessora de investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Ela disse que o Distância2 calcula indicadores e mapas de calor que permitem a avaliação dos horários de pico e a tomada de decisões.

ÁUDIO

Na primeira fase dos testes, serão coletadas informações através das imagens, depois, será iniciada a fase de construção de ferramentas de inteligência. Os testes vão usar 10 câmeras da cidade, localizadas nos terminais de ônibus dos bairros Boqueirão, Capão Raso, Pinheirinho, Portão e Santa Cândida e em estações-tubo nas praças Carlos Gomes, Rui Barbosa e Eufrásio Corrêa e na Estação Central. A ideia é que, depois dos testes, o uso da ferramenta seja ampliado.

ÁUDIO

A parceria com o BID para o uso do aplicativo tem o suporte do Ippuc e da Urbs, empresa que administra o transporte coletivo na capital.

 

 

Repórter Amanda Yargas