O número de casos de Covid-19 entre profissionais da Saúde é elevado no Paraná. E quem trabalha na linha de frente diz que o que é preciso para conter o avanço da doença no setor é que a população continue respeitando as medidas preventivas.
Foto: Ari Dias/AEN-PR
232 mil profissionais da Saúde foram contaminados pelo novo coronavírus no país desde o início da pandemia até a última semana, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Isso representa 11% dos trabalhadores do setor, uma proporção 7 vezes maior do que a população em geral. No Paraná, a Secretaria de Saúde informou 4755 confirmações em profissionais do setor até essa sexta-feira e 45 mortes até o dia 10 de agosto.
O presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal, reforça que o serviço deixa estes trabalhadores mais expostos ao coronavírus.
ÁUDIO
Quase metade dos profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus no estado são enfermeiros. Para a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Simone Peruzzo, a situação é crítica principalmente porque não há como repor os profissionais que atendem de forma mais direcionada, como nas UTIs por exemplo, na mesma proporção em que eles estão adoecendo.
ÁUDIO
Segundo a presidente, a contaminação dos profissionais de saúde têm acontecido com mais frequência fora do ambiente de trabalho.
ÁUDIO
Ela considera natural que a população já esteja cansada de seguir as medidas de proteção contra o coronavírus depois de 5 meses de pandemia, mas ressalta que é indispensável seguir as orientações e que o caminho ainda é longo.
ÁUDIO
De Curitiba, repórter Amanda Yargas