Por Marinna Protasiewytch
O isolamento social tirou muitas pessoas das ruas, que passaram a ficar dentro de casa e a consumir mais o que está evidenciado na internet. Não é de hoje que as empresas têm dado mais importância para a comunicação corporativa, ou seja, a comunicação com todos os seus stakeholders, mas com a crise, ela se tornou ainda mais importante.
“A comunicação corporativa, mesmo em um tempo de isolamento é importante por alguns motivos, tanto no Brasil quanto fora, marcas que investem na crise acabam saindo na frente com a retomada da economia. O share of mind (a participação da marca na mente do consumidor) destas empresas acaba tendo uma relação com a participação de mercado e quanto mais conhecida a marca, maior a sua parcela de vendas e contratos fechados” afirma Rodrigo Rodrigues, presidente da OpusMultipla.
Mesmo com os rendimentos reduzidos por conta do cenário atual da economia, se fazer presente para o público e para as empresas que investem em publicidade e propaganda em rádios é essencial. “Essa é uma questão que já foi observada em crises anteriores, as marcas que mantiveram a sua comunicação foram mais lembradas e conseguiram continuar vendendo” explica Rodrigues.
Neste cenário, a comunicação funciona como um efeito cumulativo e este esforço acaba se tornando necessário pois para ter uma marca sólida e conhecida é preciso constância inclusive nos momentos de crise. “Cada real que a empresa investe hoje em comunicação se soma àquilo que ela vem investindo. As paradas bruscas podem comprometer o efeito residual construído pelos esforços da comunicação” destaca o presidente da OpusMultipla.
Comunicação Corporativa para rádios
A comunicação empresarial ou corporativa compreende tanto o posicionamento da empresa de forma externa quanto interna. Para isso é necessário que colaboradores, ouvintes, patrocinadores, investidores e anunciantes estejam na mesma frequência, ou seja, entendam os objetivos da rádio e a sua posição como veículo de comunicação.
É preciso ter meios de mostrar este padrão empresarial, seja através de um site da rádio, de redes sociais ou por emails internos. Ter um profissional de comunicação alinhado aos objetivos comerciais pode proporcionar, inclusive, novos negócios. Segundo Rodrigues “as pessoas esperam que as marcas as ajudem a atravessar este momento, com mensagens de otimismo, ofertas e oportunidades especiais, e até mesmo com orientação, informação e entretenimento”.
Na crise, mesmo veículos que propagam a informação precisam continuar investindo em sua própria marca, uma vez que o ouvinte e o público em geral tendem a lembrar daqueles que continuaram fazendo um bom trabalho mesmo em momentos adversos.