O presidente da República, Jair Bolsonaro e o governador Ratinho Junior autorizaram nesta quinta-feira o início da duplicação da BR 469, no oeste do Paraná. A expectativa dos governos estadual e federal é que obra potencialize o turismo na região.
Foto: AEN/PR
O presidente Jair Bolsonaro e o governador Carlos Massa Ratinho Junior estiveram em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira para a assinatura do documento que oficializa o início da duplicação da Rodovia das Cataratas, a BR-469. O trecho contemplado vai do trevo de acesso à Argentina até a entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
Bolsonaro celebrou o financiamento da obra que terá a maior parte paga pela Itaipu Binacional, cerca de 136 milhões de reais e o restante, pouco mais de 3 milhões, pelo Governo do Estado do Paraná.
ÁUDIO
O governador do Paraná e o presidente lançaram a pedra fundamental da obra. Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a duplicação trará um novo fôlego para a recuperação do setor de turismo após a pandemia.
ÁUDIO
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que a duplicação da BR-469 encerra uma demanda de 20 anos dos moradores de Foz do Iguaçu e do setor empresarial ligado ao turismo.
ÁUDIO
O projeto executivo foi financiado pelo Fundo Iguaçu, gestão integrada das taxas espontâneas de visitação dos turistas que passeiam na Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e no Marco das Três Fronteiras.
A BR-469 é a única via de acesso às Cataratas do Iguaçu e ao aeroporto, o mais importante corredor turístico da cidade. A expectativa é de que a licitação seja feita ainda em 2020 e que as obras comecem no primeiro semestre de 2021.
Repórter Marinna Protaciéviti