Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Promotores e procuradores do Paraná lançam comunicado contra volta às aulas presenciais no Estado

Por Jornalismo. Publicado em 11/09/2020 às 09:16.

Promotores e procuradores do Paraná lançam comunicado contra volta às aulas presenciais no Estado. // Duas onças podem estar circulando nas áreas rural e urbana de Cascavel. // Sanepar já recebeu mais de duas mil denúncias de desperdício de água em Curitiba e região. As notícias com Juliana Sartori

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Em comunicado conjunto divulgado ontem, o Ministério Público do Paraná, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho condenaram a intenção de várias instituições e gestores municipais do Estado de retornar as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas no Paraná. Os órgãos consideram a medida precipitada e de alto risco em plena pandemia de Covid-19. Os promotores e procuradores apontaram a necessidade de aperfeiçoamento do Protocolo de Volta às Aulas, aprovado pelas secretarias de Educação e de Saúde. Segundo eles, não há garantia de que as medidas possam ser implementadas pelas escolas. E que caso o poder público autorize o retorno das aulas, sem fundamento técnico e cientifíco, vai ter que responder pelos possíveis danos.

Duas onças podem estar circulando nas áreas rural e urbana, de Cascavel, no oeste do Paraná, segundo veterinários e técnicos do zoológico do município. A suspeita ocorreu após um vídeo e marcas de pegadas serem registradas, nesta semana, em locais diferentes. Uma câmera de monitoramento flagrou um animal em uma fazenda. Segundo os veterinários, a imagem mostra uma onça-parda. O segundo caso, apontado pelos especialistas, seria de uma onça-pintada. A suspeita ocorreu após uma égua ser atacada, na quarta-feira, em área bem bem próxima de residências. É possível que a onça tenha deixado o Parque Nacional do Iguaçu e chegado até Cascavel por meio de área verde que liga as localidades. Em agosto, pelo menos quatro onças foram vistas em três cidades do Paraná.

A Sanepar recebeu, em menos de um mês, mais de duas mil denúncias de desperdício de água em Curitiba e Região Metropolitana. O “Alerta Água”, um número de WhatsApp para que os consumidores possam enviar vídeos e fotos de consumo irresponsável, foi lançado em agosto. A maioria das denúncias é de pessoas que estão em casa e ainda insistem em lavar a calçada ou o carro com mangueira. Dos quatro reservatórios de água da Sanepar que abastecem a capital e região metropolitana, três estavam com o volume abaixo de 40%, nesta quinta-feira. Por causa da estiagem, desde maio, o Paraná está em situação de emergência hídrica.