Por Marinna Protasiewytch
Independentemente do segmento, toda empresa precisa contar com uma comunicação eficiente para obter melhores resultados para o negócio, principalmente em tempos de crise. A comunicação corporativa durante a pandemia acabou evidenciada e teve a sua importância reafirmada perante as empresas. Mas afinal, qual o papel deste tipo de comunicação?
Segundo Danielle Blaskievicz, especialista em Gestão da Comunicação Empresarial e diretora de conteúdo da Estilo Editorial Comunicação, “a comunicação corporativa é o departamento que faz o gerenciamento da imagem da empresa. É responsável por comunicações integradas, desde comunicação interna, assessoria de imprensa, marketing a até propaganda, serviços que são realizados de forma estratégica para repassar ao mercado a mensagem que a instituição quer”.
Este tipo de setor dentro de uma instituição acaba exercendo um papel fundamental perante não só ao publico externo, mas também aos colaboradores. É pela comunicação corporativa que se alinha o discurso e valores da empresa e realiza a integração dele com todas as partes envolvidas. A comunicação corporativa se divide em duas vertentes principais: interna e externa.
“A comunicação interna promove o diálogo entre a administração e o público ligado ao negócio, como colaboradores e prestadores de serviço e tem por objetivo fazer com que todos saibam de forma clara quais são as propostas, os fluxos e os processos da empresa. São os colaboradores e demais envolvidos que fazem a empresa funcionar e por isso o discurso precisa estar alinhado”, explica Danielle.
A especialista em Comunicação Empresarial ainda exemplifica o que é a comunicação externa de uma instituição. “Ela se divide entre a comunicação com o mercado e a comunicação institucional. O mercado tem como foco os clientes, onde mostramos o que a empresa oferece e quais os serviços. Já a informação institucional busca promover um diálogo com a imprensa e toda a sociedade, mostrando o posicionamento da marca” destaca Danielle Blaskievicz.
Emissoras de rádio e a comunicação corporativa
Veículos de comunicação como o rádio, apesar de promoverem uma comunicação eficaz com seus ouvintes também precisam estar atentos aos caminhos da comunicação corporativa. “Antes de ser um veículo de comunicação, a rádio também é uma empresa e precisa se comunicar adequadamente com seu público interno e externo. Precisa informar qual é o seu posicionamento no mercado, mídia kit, com quem a rádio está alinhada, até para atrair os anunciantes certos”, afirma Danielle.