A quarta edição da Operação Mata Atlântica em Pé flagrou quase o dobro da área desmatada em relação ao ano passado no Paraná. A força-tarefa contou com novas ferramentas digitais e aplicou cerca de 11 milhões e meio de reais em multas.
A operação Mata Atlântica Em Pé divulgou nesta sexta feira os resultados da fiscalização do desmatamento deste bioma. No Paraná foram identificados do dia 21 de setembro ao dia 1º de outubro a derrubada ilegal da floresta em mais de 1360 hectares em 40 municípios principalmente da região central e do litoral do estado. Quase o dobro do ano passado. Foram cerca de 11 milhões e meio de reais em multas.
Apesar do sucesso da operação, o promotor de Justiça Alexandre Gaio, coordenador nacional da força-tarefa, salienta que não há motivos para comemorar, já que o Paraná é o terceiro estado que mais desmatou a Mata Atlântica.
SONORA
Este ano a operação contou com a plataforma MapBiomas Alerta, que possibilita a obtenção de imagens de satélite em alta resolução para a constatação de desmatamentos recentes. Segundo a analista ambiental do Ibama PR Eunice Souza, a pandemia ajudou a fortalecer a utilização de ferramentas digitais no combate ao desmatamento.
SONORA
Para o coordenador da operação, a utilização do sistema deve ser permanente, para identificar o desmatamento logo no início evitar danos permanentes.
SONORA
Esta é a quarta edição da Operação Mata Atlântica Em Pé, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná que hoje se estende a todos os 17 estados que possuem o bioma, com a participação e o apoio de diversas instituições.
Amanda Yargas