Para quem acha que política é coisa de adulto, a repórter Amanda Yargas vai abrir um debate democrático trazendo para a discussão uma especialista que diz que as crianças devem aprender sobre o assunto logo cedo.
De acordo com um conjunto de dados coletados pelo Instituto Sivis, que analisou o Índice de Democracia Local em Curitiba, mais de 60% dos paranaenses entrevistados não sabe identificar nem a função da prefeitura, nem da câmara municipal. Mesmo assim, apenas 0,3% disse não ter certeza sobre as atribuições do órgão executivo, mostrando que não há percepção sobre a limitação do conhecimento político. E como formar cidadãos mais conscientes e participativos no processo democrático? Para a advogada Juliana Bertholdi, especialista em Direito Eleitoral, essa construção deve começar já na infância.
SONORA
Segundo ela, uma educação voltada à participação democrática é boa tanto para a sociabilidade das crianças como para o futuro do país.
SONORA
Ela reforça que é preciso mudar a visão negativa que a política tem na nossa sociedade para que os cidadãos participem verdadeiramente da democracia e não apenas escolham representantes de 4 em 4 anos.
SONORA
Amanda Yargas