Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Série 60 anos da TV no Paraná: RIC

Por Comunicação. Publicado em 22/10/2020 às 14:25. Atualizado em 29/10/2020 às 11:35.

Fundador da RIC (Rede Independência de Comunicação), Mário Petrelli conta a história do grupo, embasada na integração e valorização das comunidades, em vídeo que mescla depoimentos de personagens fundamentais na consolidação da maior afiliada da TV Record no Brasil com trechos das mais de 700 horas de programação mensal de suas emissoras.

Por Germano Assad


Nesta semana, a série comemorativa dos 60 anos da TV no Paraná conta a história do Grupo RIC Paraná (Rede Independência de Comunicação).

Ela começou no norte do Paraná, mais especificamente, na cidade de Cornélio Procópio. Em 1.987, Mário Petrelli comprou a TV Vanguarda, junto com outras duas rádios. Uma das condições impostas para a aquisição da emissora foi a permanência de um dos sócios por pelo menos um ano. Tratava-se do empresário Oriovisto Guimarães, hoje senador da república, que relata o momento em depoimento presente no vídeo.

Com o lema da integração e valorização das comunidades, aliando credibilidade à irreverência, Petrelli buscou profissionais como o ex-diretor Carlos Cruz, que produziu diversos especiais pelo interior do estado e o apresentador Armando Carvalho, que inaugurou o primeiro jornal da posterior TV Manchete, intitulado Sistema Sul de Comunicação.

Falecido em abril de 2020, o empresário não só deixou como legado o maior grupo de comunicação regional do país, como preparou com todo o cuidado a sucessão na gestão do grupo, hoje liderado por Leonardo Petrelli.

O Grupo RIC é a maior afiliada da TV Record no Brasil, com quatro emissoras no Paraná e sinal que atinge mais de 96% da população do estado. “Sempre ético, defendendo o regionalismo, e mesmo antes da liberdade de imprensa, a liberdade do cidadão”, nas palavras do fundador.

Veja o vídeo: