TSE será responsável pela totalização dos votos nas Eleições 2020 e não mais os Tribunais Regionais Eleitorais. A mudança foi necessária para racionalizar custos.
Entre as várias novidades das Eleições Municipais de 2020, está a mudança na totalização dos votos, que agora será realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, não mais nos Tribunais Regionais Eleitorais. De acordo com o TSE, a mudança foi necessária para diminuir custos, como computadores e licenças de softwares, já que os aparelhos ficavam ociosos em grande parte do tempo entre as eleições.
Nos últimos anos, os votos eram recepcionados de forma digital pelo Tribunal Regional Eleitoral de cada estado, e, após serem totalizados, eram encaminhados para o TSE. Neste ano, após o encerramento da votação, todas as mais de 400 mil seções eleitorais do país vão encaminhar os votos para o mesmo ponto central, em um período de poucos minutos.
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Gilmar de Deus, explica como vai funcionar essa centralização da totalização de votos.
SONORA
Gilmar garante que essa mudança não fragiliza a segurança do processo eleitoral.
SONORA
Repórter Juliana Sartori