No dia da eleição é indicado que cada pessoa leve a sua própria caneta para assinar sua presença, já que não haverá identificação biométrica. A reportagem traz as dicas e proibições para eleitores, mesários e candidatos.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) está dando algumas dicas para eleitores, mesários e candidatos no dia das eleições. A primeira é sobre a votação durante a pandemia: é obrigatório o uso de equipamento individual de proteção, como reforça a coordenadora de Comunicação Social do Tribunal, Rubiane Kreuz.
SONORA
A colinha, onde o eleitor leva anotado o número dos candidatos em quem pretende votar, não só é permitida, como também uma boa forma de não errar ou esquecer na hora de digitar os números na urna. Lembrando que primeiro o eleitor vota para vereador, depois para prefeito. Outra dica é baixar com antecedência o aplicativo E-título, que tem todas as informações que o eleitor precisa, inclusive o endereço do local de votação, que sofreu mudanças em alguns casos.
Várias manifestações sobre qual candidato a pessoa pretende votar são proibidas no dia da eleição porque são consideradas boca de urna
SONORA
Já os mesários não podem utilizar roupas ou qualquer objeto com propaganda de partido político, coligação ou candidato, ou que tenham significados remetem a um partido ou coligação. Se perceber qualquer irregularidade, o eleitor pode fazer uma denúncia pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral, pelo site do Ministério Público Eleitoral ou diretamente com os cartórios eleitorais.
Em qualquer caso, é necessário comprovar a denúncia, com fotos ou vídeos, por exemplo.
Amanda Yargas