O Novembro Azul é uma oportunidade para repensar hábitos e comportamentos que podem levar ao câncer e outras doenças. O homem paranaense do campo tem também algumas peculiaridades, como a exposição ao agrotóxico.
O mês de novembro foi escolhido como o período para lembrar dos cuidados específicos com a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata. O que significa que o Novembro Azul não só é uma oportunidade de realizar exames, mas principalmente repensar hábitos, comportamentos e deixar o preconceito de lado, como comenta o médico de família Luiz Fernando Nicolodi.
SONORA
As questões culturais ligadas à masculinidade, segundo o médico, e a falta de preocupação com a prevenção são as que mais atrapalham o diagnóstico precoce de problemas de saúde como o câncer.
SONORA
Outra questão comportamental citada pelo médico Luiz Fernando Nicolodi é o estilo de vida, que é diretamente ligado aos casos de câncer.
SONORA
O chamado homem do campo, que muitas vezes representa a figura masculina do Paraná, também precisa ficar atento no Novembro Azul, devido à uma particularidade: a exposição ao agrotóxico.
SONORA
Repórter Juliana Sartori.