Prefeitura de Foz autoriza retomada das aulas presenciais na rede particular.// Inscrições para o PSS de professores no Paraná são adiadas novamente. // Suspeito de lavagem de dinheiro é preso em operação da Polícia Federal em Paiçandu. ///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, autorizou a retomada das aulas presenciais na rede de ensino particular. A determinação prevê uma série de medidas sanitárias e é válida a partir de 16 de novembro. De acordo com o decreto, as escolas não poderão receber alunos com menos de três anos de idade. Estudantes do ensino fundamental, médio, superior e da pós-graduação podem participar das aulas presenciais. As instituições que optarem pelo retorno presencial também deverão oferecer a opção do ensino remoto aos alunos que não quiserem frequentar o local por causa da pandemia do novo coronavírus. O município também estabeleceu um protocolo sanitário, administrativo e pedagógico para ser seguido. Todas as instituições deverão seguir as determinações de segurança apresentadas no decreto.
As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de professores no Paraná, que iniciariam nesta segunda-feira, foram adiadas. A nova data é dia 11 de novembro, a partir das 3 horas da tarde, segundo informações de edital lançado nesta manhã pela Secretaria de Estado da Educação. O processo vai contratar, ao menos, 4 mil professores para a rede pública , com início em 2021. O objetivo é preencher demandas temporárias. A Secretaria de Educação informou que o adiamento ocorreu por causa de uma retificação no edital original referente à comprovação dos títulos de tempo de serviço. O prazo para se inscrever não foi alterado e termina em 23 de novembro. As inscrições devem ser feitas pela internet. A contratação temporária de professores está sendo criticada pelo sindicato que representa a categoria. A sede da Secretaria de Estado da Educação e o Palácio Iguaçu foram alvos de protestos na semana passada.
Nesta segunda-feira, a Polícia Federal em Maringá, norte do Paraná deflagrou a Operação Butano. O objetivo é desmontar um esquema de lavagem de dinheiro decorrente do contrabando. Vinte Policiais Federais cumprem 4 mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba. A Operação tem como alvo principal um indivíduo residente em Paiçandu, região metropolitana de Maringá, com diversos antecedentes criminais relativos ao contrabando de cigarros. Ao longo das apurações, constatou-se que ele e integrantes de sua família teriam adquirido uma revenda de gás de cozinha com os lucros oriundos do crime, bem como imóveis colocados em nome de terceiros.