PSD leva 121 cidades do Paraná nas eleições 2020. // Greca afirma que escolas municipais de Curitiba só devem reabrir depois da vacina. // Ponta Grossa é a única cidade do Paraná que vai ter 2º turno.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
O PSD foi o partido que mais conquistou prefeituras no Paraná na eleição de 2020. Foram 121 cidades conquistadas, o equivalente a 30% das 399. O partido ainda disputa o segundo turno em Ponta Grossa, e pode ampliar a liderança. O resultado nas urnas é uma vitória para o governador Ratinho Junior, que preside o PSD no Paraná e deve contar os apoios nos municípios em uma eventual candidatura à reeleição em 2022. O PSD ganhou 94 prefeituras a mais do que em 2016, quando tinha ficado no comando de 27 cidades. O MDB foi o segundo mais votado em 27 disputas por prefeituras. PL e DEM vêm na sequência, com 25 cidades cada. PP e PSC ficaram com 21 cidades cada. Na sequência vêm PSL (20), PODEMOS (17), PDT (16), PSB, CIDADANIA e PSDB (14), PTB (9) e PT (8). Os outros partidos somaram 46 prefeituras.
O prefeito reeleito de Curitiba, Rafael Greca afirmou, nesta segunda-feira, que as escolas municipais da cidade só devem reabrir quando existir uma vacina contra o novo coronavírus. Ele também afirmou que está abrindo poços artesianos e que vai licitar caminhões-pipa para tentar amenizar os efeitos da crise hídrica na região. Greca foi eleito no primeiro turno nas eleições de domingo com 59,74% dos votos válidos. Este será o terceiro mandato dele à frente da capital paranaense. O prefeito afirmou que, por enquanto, Curitiba vai manter a bandeira amarela para os riscos do coronavírus, mesmo com a alta na média móvel de casos confirmados de Covid-19 em novembro. O prefeito disse que, com o aprendizado da pandemia, espera reforçar o sistema de teleconsultas da rede municipal de saúde para o próximo mandato.
Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é a única cidade paranaense a ter eleição de segundo turno para a Prefeitura. No Paraná, outras quatro cidades poderiam ter segundo turno, mas resolveram a disputa ontem mesmo — Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Com 100% das seções eleitorais com votos apurados, Mabel Canto (PSC) ficou com 37,27% dos votos válidos, seguida pela Professora Elizabeth (PSD), com 31,15% dos votos. As duas irão para o segundo turno. Mabel Canto é filha do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Jocelito Canto, enquanto a Professora Elizabeth é apoiada pelo atual prefeito, Marcelo Rangel, também do PSD, do governador Ratinho Junior. O segundo turno da eleição de 2020 está marcado para 29 de novembro.