Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cidades da RMC vão ter decreto único contra Covid

Por Jornalismo. Publicado em 01/12/2020 às 15:30.

Cidades da RMC vão ter decreto único contra Covid.// Sem leitos, governo fala em transferir pacientes de Curitiba para Telêmaco Borba ou Ponta Grossa.//Passagens de ônibus intermunicipais foram reajustadas em 2,58% no Paraná. // Bolsonaro visita obras da Ponte da Integração em Foz e fala sobre fim do auxílio emergencial. ///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, afirmou que as cidades da Região Metropolitana de Curitiba devem definir nessa semana um decreto único de restrições para conter a nova onda de Covid-19. Reuniões estão sendo realizadas para a tomada de decisão com todas as prefeituras, inclusive representantes da Prefeitura de Curitiba e da Secretaria de Estado de Saúde. A medida é urgente, já que os hospitais da Grande Curitiba com vagas do SUS estão lotados e perto do colapso.

 

A superlotação de leitos clínicos e de UTI para pacientes do coronavírus em Curitiba e cidades da Região Metropolitana pode resultar em transferências de doentes para outras cidades do interior do Estado. Isso pode acontecer caso os leitos disponíveis se esgotem. Segundo o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, em entrevista para o portal Plural, a secretaria tem capacidade de ampliação de vagas disponíveis em Ponta Grossa e Telêmaco Borba. O envio de pacientes para outras cidades já aconteceu em outros Estados, como em São Paulo, no primeiro pico da doença. Na Região Metropolitana de Curitiba, a maior parte dos leitos está na Capital e em Campo Largo, mas as instituições dessas cidades já estão no limite em leitos e profissionais. Filipak estima que pelo menos por mais três semanas o sistema de atendimento médico da RMC deve continuar sob pressão.

 

As passagens de ônibus para viagens intermunicipais foram reajustadas em 2,58% no Paraná, nesta terça-feira. O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar). Segundo o governo do estado, o reajuste vale para linhas metropolitanas e rodoviárias autorizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Por outro lado, a medida não vale para as linhas de ônibus administradas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). De acordo com o governo, o último reajuste feito nas passagens de ônibus intermunicipais aconteceu em setembro de 2019.

 

O presidente Jair Bolsonaro esteve em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira, para visitar as obras de construção da Ponte da Integração, que está com 40% das obras realizadas e deve ser entregue em 2022. A estrutura, cujas obras começaram em 2019, vai ficar na fronteira com o Paraguai e a ideia é que desafogue o fluxo na Ponte da Amizade. Em discurso aos trabalhadores da obra, acompanhado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, Bolsonaro falou sobre a ajuda que o país ofereceu à parte da população durante a pandemia e que a extensão do auxílio emergencial seria um caminho para o insucesso.