Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Campanha paranaense estimula doação de IR para instituições beneficentes

Por Jornalismo. Publicado em 07/12/2020 às 17:15.

Campanha paranaense estimula doação de IR para instituições beneficentes. Doação deve ser feita até o próximo dia 30.

A crise financeira que se instalou em função do coronavírus tem atingido diversos setores da economia. Uma das áreas que também tem sofrido com a escassez de recursos é a filantropia. Instituições que realizam serviços essenciais para preencher lacunas da sociedade como proteção a idosos, crianças, pessoas em situação de vulnerabilidade, viram suas ações e recursos diminuírem ao longo do ano.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto GRPCOM com ONGs de todo o Paraná, entre os meses de março e outubro desse ano, 35% das ONGs pesquisadas precisaram suspender as atividades, e 41% correm o risco de não conseguir se manter financeiramente nos próximos meses, o que deixaria mais de 130 mil pessoas desassistidas.

Uma maneira de manter essas instituições em pé é por meio da declaração do Imposto de Renda de pessoas física ou jurídica, já que parte dos recursos obrigatórios declarados pode ser destinada a essas instituições. Pessoas físicas podem destinar até 8% do imposto de renda, enquanto pessoas jurídicas, 9%, com percentuais variados entre iniciativas sociais, culturais e esportivas. A decisão sobre essa doação deve ser feita até o último dia útil do ano, ou seja, 30 de dezembro.

Com o objetivo de sensibilizar empresários e pessoas físicas a destinarem parte do Imposto de Renda a projetos e fundos em diversas áreas, foi criada a campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda”. A iniciativa surgiu de uma reunião da Rede Empresarial de apoio à campanha O Amor Contagia. São empresários e profissionais paranaenses, mobilizadores de diversos setores da sociedade, que se reúnem frequentemente desde maio para tentar reduzir os impactos da pandemia.

Quem explica a importância da ação é Cássia Almeida, superintendente executiva da Facop (Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities), uma das empresas apoiadoras da campanha “Declare o Bem no seu Imposto de Renda”.

SONORA

Para facilitar e incentivar o processo, a campanha disponibilizou um Guia com orientações para realizar essa destinação. O “Guia de destinação fiscal: saiba como declarar o bem no seu imposto de renda” pode ser baixado no site da campanha programaimpulso.org.br/declareobem.

SONORA

Juliana Sartori