Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Monitor de Secas aponta piora da estiagem no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 05/01/2021 às 17:01.

Monitor de Secas aponta piora da estiagem no Paraná. Apesar da melhora das condições de seca na região Leste do Estado, região Oeste sai de situação de seca grave para extrema.

 

O Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, aponta que a situação de estiagem enfrentada no Paraná está ficando pior. No mês de novembro de 2020, praticamente todo o estado estava em situação de seca grave. Esses são os dados mais recentes da ferramenta de monitoração divulgados em dezembro.  99,98% do estado chegou a essa situação, o que representou aumento de 17% em relação ao mês de outubro de 2020. Além disso, a situação de seca extrema chegou a cerca de 14% em novembro, o que significa que quase que dobrou em relação ao mês anterior, quando essa situação atingia 8,6% de todo o estado.

A região Leste do Paraná, que engloba os municípios de Curitiba e Região Metropolitana, apresentou melhora entre outubro e novembro de 2020, o que tirou a região da situação de seca extrema e passou para seca grave.

No entanto, na região Oeste, a situação foi inversa. Por causa da falta de chuvas o local passou de seca grave para seca extrema. Além disso, também houve a intensificação da condição de seca na região norte paranaense, que passou de seca moderada a seca grave.

Ainda conforme o Monitor de Secas, o Paraná tem o pior índice de seca entre os três estados do Sul. Em Santa Catarina, por exemplo, a situação de seca grave chegou a 77,75%. Enquanto no Rio Grande do Sul, esse índice chegou a 60,76%.

Repórter Juliana Sartori