Após críticas, Toledo suspende distribuição de remédio sem eficácia comprovada contra Covid.// Parques estaduais na Região Metropolitana de Curitiba reabrem para visitação.// Provas do PSS da Educação tiveram 12,7% de abstenção.///
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
A Prefeitura de Toledo desistiu de realizar a distribuição de um remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19. O programa seria implantado a partir de segunda-feira no município do oeste do Paraná. A mudança de posicionamento aconteceu após pressão dos quadros técnicos da Secretaria Municipal da Saúde. Apesar disso, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti (MDB), afirmou que pretende se reunir com representantes do Conselho Regional de Farmácia para, de alguma forma, justificar a distribuição de um remédio usado para combater vermes, parasitas e ácaros como “tratamento preventivo” à Covid-19. Em vídeo, Beto Lunitti afirmou que a suspensão do programa de distribuição do medicamento não altera o protocolo de “tratamento precoce” adotado pelo município.
Os parques Serra da Baitaca, Pico do Paraná e Pico do Morumbi, que ficam na Região Metropolitana de Curitiba, e estavam fechados desde setembro do ano passado, foram reabertos para visitação neste final de semana. Os parques estaduais de montanha estavam fechados por causa da pandemia do coronavírus e também por conta da estiagem. A reabertura está condicionada à obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social e cadastro para controle de dados na portaria oficial. A capacidade de visitantes foi reduzida para 50% e também está proibido acampar e fazer fogueira nas unidades, além da prática de esportes coletivos.
A prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores temporários na rede estadual teve abstenção de 12,7%, de acordo com a Secretaria de Educação do Paraná. Foram mais de 34,3 mil candidatos que fizeram a prova em 198 locais de 30 cidades do estado neste domingo. A secretaria informou que o gabarito preliminar da prova será divulgado no site da empresa responsável pela aplicação do teste na noite desta segunda-feira. A prova aconteceu em meio a protestos de entidades sindicais e do Ministério Público do Paraná, que chegou a recomendar a suspensão do processo diante da pandemia do novo coronavírus. As provas do PSS estavam marcadas para dezembro, mas foram adiadas duas vezes. De acordo com a Secretaria, foram respeitadas todas as medidas sanitárias para enfrentamento da pandemia durante a realização do processo.