O Conselho Regional de Psicologia do Paraná apresenta posicionamento crítico em relação ao tradicional Janeiro Branco, que é o mês de campanha para a saúde mental.
A campanha Janeiro Branco, que tradicionalmente convida as pessoas a refletirem sobre a importância da saúde mental, em 2021 ganhou um posicionamento diferenciado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná.
A entidade quer aproveitar a data para refletir de forma mais ampliada os problemas relacionados à saúde mental como resultado de uma sociedade doente em vários aspectos. E é necessário repensar até mesmo a cor escolhida para a campanha de janeiro. Quem explica é o psicólogo Pedro Braga Carneiro, coordenador da Comissão de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.
SONORA
Segundo o psicólogo, a pandemia de covid-19 evidenciou a necessidade de repensar o modo atual da vida em sociedade, que vai muito além de estimular a psicoterapia, que ainda carrega preconceitos. Para ele, é necessário implementar de políticas públicas e inclusivas que garantam acesso à população aos cuidados da saúde de forma integral.
SONORA
Repórter Juliana Sartori