Quem vai fazer Enem no domingo e está com covid pode solicitar reaplicação das provas. // Hemonúcleo de Foz do Iguaçu pede doação de sangue de pessoas que se recuperaram da covid-19./// Mais informações com Fernanda Makino.
Candidatos inscritos no Enem e que estejam com covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas podem solicitar reaplicação das provas. Para isso, ele deve comunicar a condição antes da data das provas, acessando a Página do Participante em enem.inep.gov.br e inserir um documento legível que comprove a doença. Nele, deve constar o nome completo do participante, diagnóstico com descrição da condição, código da CID e assinatura e identificação do profissional com registro no Conselho Regional de Medicina com a data do atendimento. O Enem será aplicado nos próximos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Já a reaplicação do exame está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro.
O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, pede doações de sangue para pessoas que se recuperaram da covid-19 e que não apresentam sintomas há mais de 45 dias. O material coletado será usado na produção do plasma hiperimune ou convalescente. O objetivo do tratamento é ajudar o sistema imunológico de pacientes doentes, internados e em estado grave com covid-19. Mas para doar é preciso ter entre 18 e 60 anos, e estar em boas condições de saúde. Além disso, é vetada a participação de mulheres que estão ou já estiveram grávidas, pois a gestação pode interferir no plasma. Para doar é preciso agendar o horário pelo telefone (45) 3576-8020. A coleta ocorre no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), na Avenida Gramado, 364, Vila A.