
Apreensão realizada pela operação Lava Jato resulta na entrega de obras com grande valor artístico e monetário para Museu Oscar Niemeyer.
A Polícia Federal realizou, na tarde da última quinta-feira (14/1), a entrega de aproximadamente 100 obras de arte ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Entre elas estão peças de grande valor, concebidas por artistas renomados como Adriana Varejão, Alfredo Volpi, Iberê Camargo e Vik Muniz.
A delegada Penélope Gama, responsável pela fase 79 da operação Lava Jato, explica que a apreensão foi fruto do desdobramento de fases anteriores.
Sonora
O lote se soma a outros 230 trabalhos apreendidos pela Polícia Federal, que já fazem parte do acervo permanente do Museu. Para ter o mesmo destino, as novas obras precisam passar por perícia e análises que atestem a originalidade e condições técnicas adequadas para guarda e manutenção.
A vice-presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Sabine Feres, celebra a possibilidade do acesso por parte do grande público a obras de tamanha relevância.
Sonora
Para ela, ações desta natureza contribuem para o reconhecimento do país como pólo produtor de arte e também dos próprios artistas, muitas vezes mais famosos no exterior do que no próprio país de origem.
Sonora
Repórter Germano Assad.