Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná recebe 242.880 doses da CoronaVac e vacinação pode começar nesta segunda

Por Jornalismo. Publicado em 18/01/2021 às 09:34.

Paraná recebe 242.880 doses da CoronaVac e vacinação pode começar nesta segunda.// Paraná é o terceiro estado que mais exportou produtos do agronegócio em 2020. // Corpo de Bombeiros buscam dois jovens afogados na Praia Mansa, em Matinhos.///

As informações com Fernanda Makino.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

O Paraná terá direito a receber 242.880 doses da CoronaVac nesta primeira entrega do Ministério da Saúde, segundo as informações divulgadas nesta segunda-feira. A quantia vai atender aos grupos prioritários da primeira fase, que são trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência em instituições de longa permanência. Além disso, há uma reserva de 22 mil e 700 doses para imunizar indígenas. A previsão era de que a campanha de vacinação começasse na quarta-feira. No entanto, na cerimônia de distribuição das doses em Garulhos, o ministro da Sáúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a imunização poderia ser imediatamente iniciada após a chegada das doses, a partir das 5 horas da tarde desta segunda-feira. O lote do Paraná vai para a Central Logística da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, responsável pela distribuição às prefeituras.

As exportações do agronegócio do Paraná aumentaram 3,98% ao longo de 2020, de acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Com isso, os produtores rurais do estado exportaram US$ 13,29 bilhões em produtos agropecuários. Com o resultado, o Paraná foi o terceiro estado que mais exportou produtos agropecuários no país, atrás do Mato Grosso e São Paulo, que exportaram mais de US$ 17 bilhões. De acordo com a Seab, o agronegócio representou 80% das exportações do Paraná em 2020. A soja foi o produto mais exportado pelo Paraná no ano passado, representando quase metade dos embarques de produtos agropecuários do estado.

O Corpo de Bombeiros faz buscas por uma adolescente, de 14 anos, e um jovem, de 20 anos, na Praia Mansa, em Matinhos, no litoral do Paraná, desde domingo. Ambos se afogaram em faixa não protegida por guarda-vidas e estão desaparecidos. As buscas foram retomadas nesta segunda-feira. O Corpo de Bombeiros destaca que os riscos do mar não estão somente nas ondas e nem sempre são visíveis. Correntes, buracos, mudanças abruptas de profundidade e valas são riscos escondidos na água, por isso, é importante que os banhistas nadem na faixa protegida por guarda-vidas e delimitada por bandeiras que indicam os riscos do local.