Governador declara aberta campanha de vacinação contra a covid-19 no Paraná, após encontro com Ministério da Saúde, que liberou adiantamento da imunização nos Estados.
Foto: Paulo Guereta / AEN
A tão esperada vacina contra a covid-19, desembarca em terras paranaenses na tarde desta segunda-feira. No período da manhã, em São Paulo, após encontro com governadores e o ministro da saúde Eduardo Pazuello, o governador do Estado, Ratinho Junior, declarou que estava aberta a campanha de vacinação no Paraná.
SONORA
O governador lembrou que apesar da boa notícia, ainda é necessário que a população mantenha as medidas de proteção contra a covid-19.
SONORA
Segundo informações da assessoria de imprensa do governo, a primeira dose foi programada para ser aplicada em um evento simbólico no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, logo após a chegada do voo com o imunizante no aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana. As caixas com as vacinas começaram a ser enviadas pelo governo federal na manhã desta segunda-feira.
De acordo com o governo estadual, as demais doses serão distribuídas aos municípios pelos próximos dois dias.
O início da campanha estava previsto para acontecer simultaneamente em todo o Brasil na quarta-feira, mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou que os estados adiantem a imunização e comecem a vacinar nesta segunda-feira.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no domingo, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. De acordo com a programação do Ministério da Saúde, o Paraná receberá 265 mil doses na primeira remessa de vacinas enviadas aos estados. Ao todo, são quase 6 milhões de doses da Coronavac em todo o país.
Na primeira fase da vacinação, o Ministério da Saúde prevê que sejam vacinadas no Paraná:
102.959 trabalhadores de saúde,
12.224 pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência,
10.816 indígenas,
482 pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.
Segunda fase
Pessoas de 60 a 74 anos.
Terceira fase
Pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
Os insumos para a vacinação no estado começaram a ser distribuídos aos municípios do Paraná no sábado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
Repórter Juliana Sartori