Em Ponta Grossa enfermeira que chegou a ir para a UTI recebe a primeira dose de Coronavac. // Enfermeira que atendeu primeiro caso de covid-19 em Londrina é a primeira a ser vacinada na cidade. // Em quinze dias, 42 estabelecimentos são fechados em Curitiba por descumprir medidas de proteção contra o coronavírus.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, a enfermeira Terezinha Pelinski, de 53 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 nesta terça-feira. Em julho, ela chegou a ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva e passou 12 dias no hospital por conta de complicações da doença. A vacinação aconteceu por volta da uma da tarde em uma cerimônia simbólica na futura sede da Unidade de Pronto Atendimento Central. Antes da vacinação, no local, a regional de saúde fez uma entrega simbólica das doses aos prefeitos das cidades da região que estavam presentes na cerimônia.
A enfermeira Fátima Ruiz, de 52 anos, que atendeu o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Londrina em março de 2020, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença no município do norte do Paraná, na manhã desta terça-feira. Enfermeira há 27 anos, atua no Hospital Universitário e no Serviço Samu. A aplicação da dose foi feita por volta das 12h10, em uma cerimônia simbólica realizada pelo governo estadual e prefeitura.
Nos quinze primeiros dias de vigência da lei em Curitiba que pune e estabelece sanções e multas pra quem descumprir as medidas restritivas para o enfrentamento da covid-19, foram fiscalizados 103 estabelecimentos. Neste período, 42 locais tiveram as atividades paralisadas e 42 autos de Infração lavrados, somando R$ 622.500 em multas. As principais infrações são relacionadas ao funcionamento de estabelecimentos fora do horário permitido, aglomeração, falta de controle do uso da máscara, promoção de eventos ou realização de atividades que estão suspensas.