Trabalhadores da limpeza e higienização são essenciais na manutenção do combate ao coronavírus. A prioridade na vacinação destaca o valor destes profissionais.
Fazem parte do grupo prioritário na vacinação contra a covid-19 os profissionais da limpeza das unidades de saúde que lidam diretamente com o coronavírus. Assim como os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, eles também estão na linha de frente do combate à doença.
Entre os primeiros paranaenses escolhidos para representar a categoria no lançamento da vacinação do Estado, estava Neura Cordeiro Barbosa, encarregada de limpeza e higienização no Hospital do Trabalhador. Segundo a profissional, sempre existiu muito preconceito com as pessoas que trabalham com limpeza e higienização. No entanto, já logo no início da pandemia, o governo federal declarou como um serviço essencial. Já que a limpeza vem sendo uma frente importante no combate ao novo coronavírus.
SONORA
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, explicou porque é tão necessário vacinar o pessoal da limpeza nesse momento.
SONORA
Segundo a superintendente executiva da Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilites (Facop), Cássia Almeida, reconhecer a relevância desses profissionais e sua atuação nos mais diversos ambientes, inclusive no hospitalar, é uma forma valiosa de manter a sociedade mais protegida.
SONORA
Repórter Juliana Sartori