Chuva ultrapassa média histórica para janeiro no Paraná, mas rodízio de água continua na RMC.
Foto: Gilson Abreu/AEN
Após severa estiagem em 2020, cidades do Paraná registraram chuvas acima da média histórica esperada para o mês de janeiro, principalmente durante a segunda quinzena do mês. Segundo o Simepar, a precipitação acumulada em oito pontos diferentes do Estado teve um índice 151% superior ao mesmo período do ano passado. Em relação à média, o aumento também foi significativo, de 67%. O levantamento leva em consideração as regionais de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica que choveu muito no Paraná por inteiro, em algumas localidades bem acima da média histórica, como em Foz do Iguaçu e no litoral:
SONORA
O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, afirmou que o período com muitas chuvas fez aumentar o nível dos reservatórios de água de Curitiba e região. No entanto, os mananciais ainda não se recuperaram da estiagem do ano passado. Por isso, é necessário manter o rodízio no abastecimento.
SONORA
Repórter Juliana Sartori