Os golpes pelo WhatsApp estão cada vez mais aprimorados e tem feito vítimas por todo o país. No Paraná, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no início de 2020 o número de casos já havia aumentado 16%. Nesta época, foram registrados 20.954 crimes de estelionato e 2.299 crimes virtuais.
Um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no Brasil, o WhatsApp também tem sido usado como ferramenta por criminosos. O delegado Emmanoel David, responsável pela Delegacia de Estelionatos de Curitiba explica que existem várias formas de clonar e invadir o aplicativo.
SONORA
Entre os golpes mais aplicados estão aqueles em que o criminoso se passa pela pessoa e pede dinheiro emprestado aos amigos e familiares. Fernanda Burakowski, especialista em segurança da informação da Safe Comportamento, afirma que a utilização do PIX tem sido um dos fatores que facilitam o resgate de dinheiro pelos estelionatários.
SONORA
Por serem instâncias as transferências pelo PIX dificilmente são ressarcidas pelos bancos, por isso, o delegado afirma que se prevenir para não cair no golpe é a melhor forma de não sair lesado.
SONORA
Marinna Prota