O Paraná é um dos estados mais inovadores do país, com pelo menos uma startup em quase um quarto das cidades paranaenses. E a tendência é aumentar ainda mais.
O Paraná possui 1.434 startups que geram mais de 12 mil empregos em 87 cidades do estado. Os números são do Mapeamento das Startups Paranenses 2020/2021, do Sebrae/PR, e foram divulgados nessa terça-feira (09/02). Em relação ao levantamento de 2019, o crescimento foi de 39%, com 402 novas empresas.
Curitiba é a cidade com mais startups, com 422; seguida de Londrina, com 180; Pato Branco, com 126; Maringá, com 105; e Cascavel, com 89. O coordenador estadual de startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, avalia que é possível perceber a disseminação deste tipo de negócio no estado.
A maioria delas atuam no setor de agronegócio. A pandemia favoreceu o crescimento de startups com soluções para a saúde, que ficaram em segundo lugar. Na sequência vem empresas de TI, serviços para construção civil e para a educação. O coordenador indica que este tipo de negócio tem potencial de crescimento ainda maior nos próximos anos com o aumento da participação feminina.
Amanda Yargas