Nesta segunda-feira é dia mundial de combate ao câncer infantil. E o Paraná tem o pior índice do Brasil de incidência da doença entre crianças e adolescentes.
O câncer é a principal causa de mortes entre crianças e adolescentes no Brasil, depois dos acidentes. A estimativa é que a cada ano cerca de 8,4 mil novos casos surgem no país. E o Paraná é o estado que tem a maior taxa de incidência do país. Aqui são 215 casos por milhão de habitantes entre 0 a 19 anos. E a taxa ainda é bastante elevada, em comparação aos outros estados. O segundo lugar fica com Santa Catarina, seguida de perto por São Paulo, ambas com incidência de aproximadamente 175 por milhão. A taxa média do país é de 138 e meio.
A doutora Flora Watanabe, chefe do Setor de Oncologia do Hospital Pequeno Príncipe, esclarece que alguns fatores podem levar o estado a ter uma incidência maior de alguns tipos de câncer infantil, mas que a situação ainda não é completamente compreendida pela comunidade médica.
SONORA
O câncer infantojuvenil tem uma progressão geralmente mais veloz do que em adultos, mas as crianças e adolescentes também têm uma resposta maior ao tratamento com índices de cura de até 80%. Ao contrário do que acontece com adultos, as neoplasias infantis geralmente não são provocadas por fatores externos. O diagnóstico precoce é um grande aliado nessa batalha e por isso os pais precisam ficar atentos a sintomas que não são bem explicados e persistentes. A oncologista enumera os sinais de alerta.
SONORA
Amanda Yargas