Especialista analisa como uma possível Reforma Tributária em 2021 pode impactar empresas e cidadãos.
A reforma tributária está entre os temas que deve render muitas discussões no país em 2021 e está entre as prioridades no cenário político e econômico com a proximidade da tão esperada pós-pandemia após o avanço da vacinação contra a covid-19 no país. De acordo com declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, o governo gostaria de reduzir os impostos das empresas, que hoje está perto dos 40%, enquanto no mundo se cobra 20%. O horizonte de discussões da reforma, porém, é longo. Afinal, 2020 foi um ano desafiador, com crises políticas, pandemia e as eleições municipais, que adiaram essa discussão.
No entanto, a pressão para mudanças na cobrança de impostos deve aumentar esse ano, afirma o gerente de controladoria e contabilidade do Grupo Positivo e coordenador de programas de MBA nas áreas Tributária, Contabilidade e Controladoria, Marco Aurélio Pitta. Segundo ele, o ano de 2021 promete.
SONORA
Segundo o professor, os temas que devem pesar dentro da Reforma Tributária são as teses tributárias em disputa; consolidação do PIS e COFINS; desoneração da folha; tributação sobre pagamentos; mudanças no imposto de renda da pessoa física; simplificação de obrigações acessórias; revisão de incentivos fiscais; o novo REFIS, entre outros assuntos.
E as empresas podem ter vantagens com a Reforma:
SONORA
E os cidadãos também vão sofrer impactos com as mudanças:
SONORA
Repórter Juliana Sartori