Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governador diz que espera receber 200 mil doses de vacina contra covid-19 na próxima semana

Por Jornalismo. Publicado em 17/02/2021 às 17:12.

Governador Ratinho Júnior diz que espera receber 200 mil doses de vacina contra covid-19 para o Paraná na próxima semana.

Com o estoque de vacinas quase no fim, o Governo do Paraná espera receber mais um lote de imunizantes a partir da próxima semana. A expectativa, segundo o governador Ratinho Junior, é de que o estado receba cerca de 200 mil unidades, o que seria suficiente para aplicar duas doses em aproximadamente 100 mil pessoas. A fala do governador aconteceu em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.

SONORA

Até o momento, o Paraná recebeu quatro remessas de vacinas do Ministério da Saúde, totalizando 538.900 doses. Como a vacina precisa ser aplicada duas vezes em cada pessoa, a quantidade é suficiente para imunizar pouco mais de 2% da população do estado. Foram três grupos do imunizante produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, somando 452.400 doses, e 86.500 aplicações do material elaborado pela Universidade de Oxford em conjunto com o Laboratório AstraZeneca/Fiocruz.

O governador comentou que Fiocruz e o Butantan já estão produzindo um volume relativamente grande de imunizantes e que isso deve chegar a 10 milhões de doses para o país entre o fim de fevereiro e o começo de março.

SONORA

Ratinho Junior ainda disse que espera vacinar os grupos de risco, em especial idosos com mais de 60 anos de forma rápida.

Nesta quarta, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez um apelo ao Governo Federal para o envio de novas doses da vacina. Ele alertou que só há imunizantes disponíveis para a capital até sexta-feira, para idosos acima de 85 anos, sem nenhuma previsão de convocação de novos grupos. Em vários municípios paranaenses o esquema de vacinação já foi interrompido pela falta do imunizante.

Repórter Juliana Sartori