Assembleia Legislativa suspende atividades e fecha a partir de segunda-feira. // Ministério Público ajuíza ação contra médico que realiza cirurgia irregularmente. Curitiba retoma a campanha de vacinação contra covid-19 e avança para grupo de idosos 85 e 82 anos ou mais///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou hoje, que todas as atividades do Poder Legislativo estarão suspensas a partir de segunda-feira. A decisão tem o objetivo de atender as medidas restritivas de combate ao coronavírus (covid-19) anunciadas hoje, pelo governo do Estado. Foram canceladas as sessões plenárias, reuniões de Comissões Permanentes e todas as demais atividades agendadas pelo Parlamento estadual. A decisão da Mesa Executiva, que entra em vigor nesta segunda-feira terá validade até o dia 5 de março, quando a situação volta a ser avaliada pelas autoridades estaduais.
O Ministério Público do Paraná, a partir da 1ª Promotoria de Justiça de Guaíra, no Oeste do estado, apresentou oito ações civis públicas por ato de improbidade administrativa contra um médico responsável por operações que resultaram em prejuízos extremos a pacientes. Também são citados nos processos a mulher dele e uma empresa registrada em nome dela, utilizada para oficializar contratações pelo Município. Isso porque o profissional não podia ser contratado por ente público, pois já tinha condenações judiciais anteriores por erro médico. As cirurgias foram feitas pelo SUS. As ações citam casos de pessoas submetidas a procedimentos como retiradas de cistos, hérnias umbilicais e até amputações de membros infeccionados pelo médico, que não tem habilitação específica para isso, pois é clínico geral. Os autos incluem ainda relatos de pacientes que declaram terem sofrido algumas das intervenções cirúrgicas sem anestesia. Como as cirurgias foram feitas pelo SUS, a partir de contratação com a prefeitura de Guaíra, o MP considera ato de improbidade administrativa. Os casos também são investigados na área criminal.
Com a chegada de novas doses de imunizantes, Curitiba retomou a campanha de vacinação contra covid-19. Entre 1º e dia 4 de março (segunda a quinta-feira) serão vacinados idosos entre 85 e 82 anos ou mais – cada grupo em um dia da semana. São 13 pontos de vacinação, sendo 11 deles fixos e dois que funcionam no sistema drive-thru. As pessoas que fazem desses grupos de idosos não precisam fazer agendamento.