Salão paroquial de Mariluz recebe pacientes de covid-19.// Cinco hospitais de Curitiba com leitos de UTI SUS para covid estão com 100% de ocupação// Prefeito de Cianorte avisa sobre possível falta de oxigênio nos hospitais para os próximos dias. ///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
A Secretaria de Saúde de Mariluz, no noroeste do Paraná, adaptou o salão paroquial da igreja católica para receber pacientes com sintomas da covid-19. O atendimento começou na tarde desta segunda-feira. Conforme a secretaria, a medida foi necessária porque o município não tem hospital e não há leitos disponíveis na região para o internamento de pacientes graves. De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, até domingo, Mariluz registrou 623 casos confirmados do novo coronavírus e 13 mortes pela covid-19. A cidade tem cerca de 10 mil habitantes.
Cinco dos nove hospitais de Curitiba com leitos de UTI SUS exclusivos para pacientes adultos diagnosticados ou suspeitos de infecção pelo novo coronavírus estão com 100% da ocupação. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. Os hospitais Cruz Vermelha, Erasto Gaertner, São Vicente, Vitória e Reabilitação, atingiram o limite de ocupação, Já no Hospital de Clínicas e no Hospital Santa Casa, a taxa de ocupação chegou a 97% e 92%. Além disso, dos dez hospitais da capital paranaense com leitos clínicos de enfermaria para pacientes do novo coronavírus, quatro também estão com lotação máxima: Erasto Gaertner, de Clínicas, Trabalhador e Reabilitação.
O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, afirmou nesta segunda-feira que uma possível falta de oxigênio nos hospitais está prevista para os próximos dias. Ele decidiu publicar um novo decreto municipal que vai seguir à risca o decreto estadual. Na sexta-feira, em decreto, o prefeito poupou o comércio não essencial, que ganhou a autorização para funcionar com 50%. Mas diante do novo cenário, as medidas serão mais rigorosas. Nesse domingo, a Prefeitura de Cianorte precisou pedir oxigênio para Campo Mourão porque tinha acabado o insumo na cidade. A informação, segundo a assessoria de imprensa de Cianorte, é que pode faltar oxigênio em mais cidades nos próximos dias.