Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com agravamento da crise na região Oeste, ministro da Saúde confirma visita à Cascavel

Por Jornalismo. Publicado em 03/03/2021 às 09:03.

• Com agravamento da crise na região Oeste, ministro da Saúde confirma visita à Cascavel

• Sinepe entra com um mandado de segurança pedindo o retorno das atividades presenciais nas escolas particulares do estado
• Novo lote de CoronaVac chega nesta quarta ao Paraná. São 146.800 doses para os grupos prioritários

As informações com Anderson Luís


Giro de Notícias (COM TRILHA)

Giro de Notícias (SEM TRILHA)


Após crise no sistema de saúde devido à pandemia do novo coronavírus, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello confirmou visita à Cascavel, no oeste do Paraná, na quinta-feira. O prefeito Leonaldo Paranhos havia feito um convite ao ministro, na tarde desta terça-feira, para que ele visitasse ainda nesta semana para ver a realidade da saúde pública na cidade. O voo da Força Aérea Brasileira com a comitiva está previsto para chegar às 13h, no Aeroporto de Cascavel. Conforme a prefeitura, Paranhos vai conduzir a visita do ministro a uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ao Centro de Vacinação Covid-19 e à obra do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop).

 

O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe) entrou, nesta terça-feira, com um mandado de segurança pedindo o retorno das atividades presenciais nas escolas particulares do estado. A entidade representa mais de 500 instituições de ensino. Na última semana, o governador Ratinho Junior chegou a sancionar a lei que torna a educação atividade essencial no Paraná. No entanto, na sexta-feira, por meio de Decreto, o governo decidiu retirar a educação do rol de atividades essenciais e suspendeu as aulas em todas as instituições do Paraná. No último domingo, professores, pais e familiares de alunos do ensino fundamental se reuniram em uma carreata contra o fechamento de escolas em todo o estado e pelo retorno das aulas presenciais. Em Curitiba, o Movimento Escolas Abertas Paraná reuniu cerca de 400 veículos na manifestação.

 

O Ministério da Saúde confirmou ao Governo do Paraná o envio de mais 146.800 doses de vacinas contra o novo coronavírus. O novo lote é da CoronaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e faz parte de uma nova remessa de 1,9 milhão de doses encaminhadas pela entidade paulista ao governo federal. As novas doses chegam às 8h30 desta quarta-feira no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Logo em seguida são encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde parte é armazenada e parte preparada para distribuição para as Regionais da Saúde. O Paraná recebeu até o momento 706.200 doses de vacinas contra o novo coronavírus.