Estado do Paraná tem hoje o maior número de leitos ativos para covid-19 e espera abrir mais 155 no próximos dias.
O Governo do Paraná já abriu 3.616 leitos exclusivos para pacientes com casos confirmados ou suspeitos de covid-19. Este é o número de leitos ativos até esta quarta-feira, o maior desde o início da pandemia, mas a previsão da Secretaria de Estado da Saúde é colocar mais 155 em operação nas próximas semanas. A estrutura já foi utilizada por cerca de 55 mil pessoas que foram hospitalizadas para tratar das complicações da covid durante este ano de pandemia.
O Governo do Estado informou que destinou R$ 163,2 milhões na ampliação da rede hospitalar nas 22 Regionais de Saúde, com incremento de leitos em hospitais públicos e particulares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a escalada dos contágios nas últimas semanas, o Estado mantém a ampliação das UTIs e enfermarias.
O governador Ratinho Junior destacou a estratégia, mas ressaltou que há uma limitação de recursos para continuar ampliando a capacidade hospitalar.
SONORA
De acordo com a Secretaria, houve um incremento de 630 leitos somente neste ano, quase metade deles ativada na última semana pelo Governo do Estado. Além dos novos leitos – 251 de UTI e 379 de enfermaria, outros 155 estão previstos para entrarem em operação nas próximas semanas, sendo 67 de UTI.
Segundo o secretário de Saúde, Beto Preto, a saúde do Paraná já está no limite.
SONORA
Repórter Juliana Sartori