Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Negócios de valor: Histórias inspiradoras de empreendedores do Paraná

Por Comunicação. Publicado em 04/03/2021 às 14:45.

Nova série de reportagens da Rede Aerp de Notícias, que estreia na próxima segunda-feira (08), foi produzida em parceria com o Sebrae.


Existem negócios e negócios, reza a máxima popular. E a nova série de reportagens especiais produzida pela Rede Aerp de Notícias em parceria com o Sebrae, foca tipos bem diversificados de empreendedorismo, mas que reúnem algumas características em comum.

São produtores rurais, brechós, startups de tecnologia, negócios em saúde e outras áreas que se sustentam em meio às dificuldades geradas pelos efeitos colaterais da pandemia e vão além, gerando impacto social positivo e relevante nas comunidades em que estão inseridos.

A primeira matéria da série, que entra no ar na próxima segunda-feira (08), Dia da Mulher, fala de uma iniciativa bem planejada, a muitas mãos, e que vem de Londrina. Trata-se de um hub de negócios, que contempla mentoria e formação continuada para mulheres empresárias. 

A segunda reportagem aborda a transformação de um negócio que se deu de forma mais espontânea, em uma tradicional Casa de Linhas, em Realeza. As medidas restritivas, a princípio um risco real de fechamento para a casa – conhecida como ‘loja-escola’ na cidade – acabaram forçando a proprietária a virar produtora de conteúdo local, já que passou a publicar e divulgar dicas e ensinamentos que dava presencialmente no youtube.

“É uma história bonita demais, porque com os seus 70 anos ela acabou, sem qualquer pretensão, inspirando muita gente na cidade, e mais do que isso. Descobriu uma nova forma de rentabilizar o negócio e promoveu uma verdadeira inclusão digital de conhecidas na mesma faixa etária e um intercâmbio entre gerações muito celebrado na cidade”, conta a repórter Amanda Yargas, responsável pela realização das reportagens.

Além das histórias de Londrina e Realeza, a série vai contemplar outros sete casos, pelo interior e na capital. Para a idealizadora da série e coordenadora de jornalismo da Rede Aerp de Notícias, Juliana Sartori, o momento pede por inspiração, boas ideias e uma dose de acalento.

“Nesta crise que estamos vivenciando, assim como praticamente todos nós já conhecemos alguém que passou pelo vírus ou se foi com ele, também temos pessoas próximas que estão sofrendo muito com o negócio fechado, passando por dificuldade financeira ou mesmo desolado, desmotivado com as incertezas provocadas pela crise”, explica.  

No dia 08, a primeira reportagem estará disponível no Portal da Aerp, na Área do Associado.