Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Índice de Intenção de Consumo das Famílias segue favorável no Paraná pelo segundo mês consecutivo

Por Jornalismo. Publicado em 22/03/2021 às 16:25.

Secretário Estadual da Saúde afirma que são necessários cerca de mil cilindros de oxigênio para abastecer sistema// Índice de Intenção de Consumo das Famílias segue favorável no Paraná pelo segundo mês consecutivo // Paraná recebe mais de 269 mil doses da vacina contra o novo coronavírus.

As informações com Marinna Prota


Giro de Notícias da manhã COM TRILHA

Giro de Notícias da manhã SEM TRILHA

 

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou nesta segunda-feira (22), que são necessários cerca de 1 mil cilindros de oxigênio para abastecer o sistema de saúde do estado. No domingo (21), o estado do Paraná recebeu 200 cilindros enviados pelo estado do Amazonas para abastecer hospitais públicos paranaenses.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), os dispositivos de oxigênio vão ser usados conforme a demanda e por isso não tem indicação certa para onde serão enviados agora. De acordo com o secretário Beto Preto, não faltam cilindros nos hospitais, mas existem unidades que armazenam o gás e precisam deles, como unidades de pronto atendimento e hospitais de cidades menores do Paraná.

A Anvisa liberou a utilização de cilindros industriais nos hospitais, com isso o secretário Beto Preto vem solicitando aos empresários o empréstimo para a utilização dos dispositivos de oxigênio quando houver sobrecarga no sistema de saúde do estado.

 

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), aferido pela CNC e Fecomércio PR, é considerado positivo no Paraná. A federação paranaense divulgou que o indicador de março foi de 100,3 pontos, já o índice permaneceu acima da margem de 100 pontos, o que configura satisfação, apesar de leve redução em relação a fevereiro, quando marcava 100,7 pontos. As famílias com renda acima de dez salários mínimos têm impulsionado a alta do ICF, com crescimento mensal de 2,4%.

Mesmo com esse crescimento, o índice de consumo das famílias teve uma redução na comparação com março de 2020, 13,9%. Famílias de maior renda impulsionam alta do indicador. Os paranaenses das classes C, D e E, com o fim do auxílio emergencial, restringiram os gastos e têm puxado o ICF para baixo.

 

A Secretaria da Saúde enviou nesta segunda-feira (22) mais 369.650 doses de vacina contra o coronavírus às 22 Regionais do Paraná. Esta é nona remessa recebida pelo estado através do Ministério da Saúde.

O lote recebido no sábado é composto por 234.200 doses da Coronavac, produzidas no Instituto Butantan, e 6.250 desenvolvidas pela Universidade de Oxford/Astrazeneca, parte do primeiro lote produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Já as 129,2 mil doses recebidas na semana passada são todas Coronavac.

Segundo o secretário de saúde, Beto Preto, as vacinas deverão ser utilizadas para a aplicação da primeira dose. Esta é uma recomendação do próprio Ministério da Saúde, que pede para que elas não sejam armazenadas e ajudem a acelerar o processo de imunização.