Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Escolas particulares retornam com modelo híbrido nesta semana

Por Jornalismo. Publicado em 05/04/2021 às 09:03.

Escolas particulares retornam com modelo híbrido nesta semana.// Horário de vacinação contra covid-19 no Paraná pode ser estendido até a meia-noite.//Manifestantes fazem buzinaço em frente a hospital no litoral. Profissionais de saúde reagem.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Com o retorno da bandeira laranja em Curitiba, as escolas particulares podem retornar às atividades no modelo híbrido a partir desta segunda-feira. Os estabelecimentos devem seguir as diretrizes da resolução da Secretaria de Estado da Saúde, que determina o limite de 30% da capacidade nas salas de aula. A informação foi divulgada neste sábado, pelo governo do Estado. O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná confirmou o retorno nesta semana na rede privada. Pais e responsáveis devem receber informações sobre como funcionarão as atividades para os alunos. O Sinepe ainda informou que vai continuar pleiteando que o percentual de alunos no modo híbrido seja de 50% da capacidade. As atividades presenciais da rede estadual de ensino seguem suspensas. As aulas na rede pública de ensino de Curitiba também continuam apenas no formato remoto.

Durante uma visita a Londrina, neste domingo, o secretário estadual de Saúde Beto Preto afirmou que o estado planeja estender o horário da vacinação contra a covid-19 até a meia-noite. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o número de paranaenses imunizados. Na última semana, o Paraná recebeu 525 mil doses de vacinas, porém somente 5.555 foram destinadas para a aplicação da primeira etapa. Os outras foram distribuídas aos municípios para que apliquem a segunda dose nos moradores. E das mais de 5 mil doses para a primeira etapa, a maior parte será destinada para as forças de segurança que estão ajudando a organizar a vacinação. Beto Preto afirmou que uma nova remessa de vacinas deve ser entregue ao estado nesta segunda-feira.

Um grupo de manifestantes promoveu um buzinaço em frente ao Hospital Municipal de Guaratuba, no litoral do Paraná, nesse final de semana. Eles protestaram contra medidas de restrição no combate à pandemia na cidade e defenderam o uso de tratamento precoce para a covid-19, que não possui eficácia comprovada contra a doença. No local, profissionais de saúde, entre eles o secretário municipal da pasta, responderam pedindo silêncio e respeito aos pacientes por meio de cartazes. A ação foi organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (Acig). O presidente da instituição, Braulio Augusto Pedrotti, disse que era uma manifestação pública e não tinha como controlar todos, mas que os organizadores tinham estabelecido regras para a manifestação e que foi uma minoria que tomou outras atitudes.