As vacinas contra covid-19 têm se mostrado bastante seguras, mas, em alguns casos, as pessoas vacinadas podem apresentar efeitos colaterais leves. Saiba quais são eles e como notificar o laboratório fabricante.
Algumas pessoas que receberam a vacina contra a covid-19 podem ter reações adversas leves a moderadas. As mais comuns são febre, dores de cabeça e no corpo, dor no local de aplicação, calafrios e diarréia, mas estes efeitos geralmente duram poucos dias e desaparecem por conta própria.
Segundo o site da Organização Mundial da Saúde (OMS), estas reações podem aparecer porque o sistema imunológico aumenta o fluxo de sangue para que mais células de defesa possam circular, e também a temperatura do seu corpo para matar o vírus. A OMS reforça que nenhuma das vacinas aprovadas contém o coronavírus vivo, o que significa que as vacinas disponíveis hoje não podem provocar a Covid-19 no nosso corpo.
Mas como o organismo ainda leva alguns dias ou semanas, dependendo do imunizante, para construir a imunidade contra o vírus, é possível que uma pessoa que tenha se infectado dias antes de receber a vacina, ou pouco depois, desenvolva a covid-19, já que a vacina ainda não teve tempo suficiente para criar a proteção.
Outra reação adversa possível no caso das vacinas Janssen e Astrazeneca/Oxford, que provocou até receio de receber a vacina, é a trombose. No entanto, as chances de ela acontecer são muito pequenas. Para se ter uma ideia, o uso de anticoncepcionais também tem a trombose como um evento adverso que é considerado raro, com uma taxa de 0,1%, com cerca de 8 a 10 casos para cada 10 mil mulheres. No caso da vacina da astrazeneca, a possibilidade é muito menor: 0,0004%, ou seja um caso a cada 250 mil pessoas
Aliás, evitar de tomar a vacina por conta da possibilidade de trombose é ainda mais ineficaz. Isso porque, em pacientes com casos graves de covid-19 que precisam de hospitalização, a taxa de trombose causada pelo vírus é de 16,5%.
De qualquer forma, caso você apresente qualquer tipo de efeitos colaterais ao tomar a vacina, mesmo os efeitos leves, com a dor de cabeça, é necessário avisar os laboratórios responsáveis. Isso porque essa informação é importante para o acompanhamento das vacinas na fase 4 de desenvolvimento, chamada de farmacovigilância e que avalia os imunizantes na aplicação em massa.
Se você ou alguém sob os seus cuidados apresentar algum efeito, desde os mais comuns até algum efeito diferente, avise o laboratório fabricante. Para fazer isso, consulte na sua carteira de vacinação qual o imunizante recebido e, no site do laboratório, procure por notificação de eventos adversos ou farmacovigilância. Você também pode passar a informação para a Unidade Básica de Saúde onde recebeu a vacina.
Amanda Yargas