Maior lote de vacinas Pfizer até o momento chega hoje ao Paraná
Barreiras sanitárias do litoral não permitiram entrada de quase 900 motoristas durante o feriado
Mais 100 colégios estaduais retomaram aulas presenciais nesta segunda
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde COM TRILHA
Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA
O Paraná recebe na noite de hoje mais 145.080 doses de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Este é o maior lote do imunizante já enviado ao Estado. As vacinas do 23o desembarcam no aeroporto Afonso Pena e logo em seguida serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná, para serem distribuídas às regionais na sequência. O Ministério da Saúde orienta que as vacinas sejam destinadas à primeira dose nos grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de educação do ensino básico, forças de segurança e trabalhadores do transporte aéreo.
As barreiras sanitárias para conter a chegada de turistas no litoral do Paraná abordaram mais de 20 mil veículos durante os quatro dias de operação, no feriado de Corpus Christi. Ao todo, segundo as prefeituras, 896 motoristas tiveram que voltar para a cidade de origem. As barreiras funcionaram de quarta-feira passada a domingo. Objetivo foi controlar o acesso como tentativa de diminuir o movimento no litoral por causa da pandemia de Covid-19. Em Guaratuba, sete motoristas foram flagrados furando a barreira. Eles foram multados e o valor pode chegar aos R$ 20 mil, segundo a prefeitura.
A Secretaria Estadual de Educação continua o plano de retomada gradativa das atividades escolares de forma presencial. Cerca de 100 colégios estaduais, sendo 23 na região de Curitiba, retornaram com as aulas presenciais nesta segunda-feira. O governo não divulgou os nomes dos colégios, mas disse que a comunicação sobre o retorno para os pais e professores foi realizada pelas direções das escolas e pelos Núcleos Regionais de Educação. A rede estadual de ensino do Paraná tem 2.100 escolas e mais de 1 milhão de alunos. Ao todo, 40 mil estudantes voltaram a frequentar as salas de aula.