Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Câmara aprova urgência para criação de estrada no Parque Nacional do Iguaçu

Por Jornalismo. Publicado em 11/06/2021 às 09:33.

Câmara aprova urgência para criação de estrada no Parque Nacional do Iguaçu.//

Lotados, hospitais particulares de Curitiba fecham prontos-socorros.//

Paraná ultrapassa marca de 3 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Mais de 3 milhões de paranaenses já iniciaram sua imunização contra o coronavírus com a primeira dose de vacina aplicada. A marca foi ultrapassada nesta quarta-feira. Segundo o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde, o número corresponde a 28,75% da população paranaense. Segundo o Ranking da Vacinação mantido pela Secretaria Estadual da Saúde, as cidades que proporcionalmente mais aplicaram a primeira dose são: São Jorge d’Oeste, Kaloré, Paranaguá, Maringá e Capanema. Quando consideradas as duas doses, no ranking proporcional, Maringá lidera com 20,5% da população imunizada, seguida por São Jorge D’Oeste , Capanema, Miraselva e Terra Roxa.

Devido à alta procura por atendimento, três hospitais particulares de Curitiba fecharam os prontos-socorros temporariamente, nesta quinta-feira. O Hospital Pilar afirmou que havia atingido a capacidade máxima operacional no pronto-socorro da unidade e, por isso, restringiu o atendimento. Além disso, o hospital disse que está no limite máximo de ocupação nos setores de internação e UTIs, sem condições de novos internamentos. O Hospital Nossa Senhora das Graças informou que o pronto atendimento adulto também está com restrição, priorizando pacientes com quadros clínicos mais graves. Já o Hospital Marcelino Champagnat disse que, com o aumento expressivo da procura por atendimento, o pronto-socorro estava atuando com limitações nesta quinta-feira e com leitos de UTI 100% ocupados.

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o projeto que cria a “estrada-parque” em área do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, na região oeste do Paraná. O Projeto de Lei do deputado Vermelho (PSD-PR), cria a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu. Ele observou que outras estradas passam por parques ecológicos, como a Rodovia Imigrantes em São Paulo. A proposta da criação da “estrada-parque” no Paraná foi muito criticada por especialistas por atingir uma área onde vivem onças-pintadas e outras espécies ameaçadas. O Parque Nacional do Iguaçu existe como unidade de conservação desde 1939. A área já foi quase toda recoberta por vegetação nativa.