40% dos restaurantes buffet fecharam no país devido à pandemia
MP recomenda retomada das aulas presenciais em Sarandi
3 cidades do litoral terão barreiras sanitárias nesse fim de semana
Giro de Notícias COM TRILHA
Giro de Notícias SEM TRILHA
As medidas restritivas para evitar a aglomeração e propagação do coronavírus afetaram diretamente o setor de restaurantes self-service, conhecidos por venda de comida “por quilo”. Estima-se que 440 dos 1.100 estabelecimentos (de rua e de shopping) tenham fechado em Curitiba desde o início da pandemia, em março do ano passado. No Paraná, onde eram 7 mil estabelecimentos do tipo, 2.800 fecharam. Os números são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional Paraná, que calcula que 40% dos restaurantes especializados em comida a quilo fecharam no país devido à crise econômica causada pela pandemia de Covid-19. O Brasil tinha cerca de 200 mil estabelecimentos desse tipo, e a estimativa atual é de que esse número tenha caído para 120 mil.
O Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Sarandi, no Norte-Central do estado, emitiu recomendação administrativa dirigida ao prefeito para que seja garantida a volta às aulas presenciais no município. O documento recomenda que seja assegurada a retomada da atividade educacional presencial de forma prioritária e igualitária aos alunos da rede municipal pública e privada. O MP deu prazo de dez dias para que a prefeitura apresente um plano de ação para a retomada das aulas presencias.
Apenas três municípios do litoral do Paraná terão barreiras sanitárias neste final de semana. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, durante uma reunião da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná. Conforme a reunião, as barreiras serão instaladas nas entradas dos municípios de Morretes, Antonina e Paranaguá. Por outro lado, as cidades de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba não impedirão a ida das pessoas às praias. Em maio, a Justiça autorizou a implantação das barreiras em três rodovias que dão acesso às praias do Paraná, justamente, para evitar maior transmissão do novo coronavírus. As barreiras podem ser instaladas às sextas, sábados e domingos, além de feriados.