Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Coronavírus pode causar diabetes, sugerem estudos

Por Jornalismo. Publicado em 24/06/2021 às 17:35.

Coronavírus pode causar diabetes, sugerem estudos internacionais. Endocrinologista pediátrico do Paraná aponta relação entre Covid-19 e diabetes tipo 1.

Novos estudos internacionais apontam que a infecção pela covid-19 pode provocar o desenvolvimento de diabetes. Isso porque o vírus pode atingir células do pâncreas responsáveis por produzir insulina, hormônio que regula o açúcar no sangue.

Dois estudos americanos publicados na revista científica Cell Metabolism apontam que até 30% dos pacientes graves da covid-19 podem desenvolver diabetes. Eles mostram que quando o vírus Sars-CoV-2 ataca as células do pâncreas, há uma diminuição da produção de insulina, o que pode provocar diabetes tipo 1. A relação entre o novo coronavírus e a condição foi constatada em autopsias feitas em pacientes que morreram devido à covid-19.

Este tipo de diabetes normalmente é genético e aparece ainda quando a pessoa é jovem. Nele, as células do pâncreas não produzem insulina suficiente. Assim, a glicose fica no sangue em vez de ser usada como energia.

Quem acompanha e participa de estudos internacionais sobre o tema é o endocrinologista pediátrico Mauro Scharf, fundador do Centro de Diabetes Curitiba, chefe do serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Nossa Senhora das Graças e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. Segundo ele, a infecção pelo coronavírus aparece muitas vezes como um gatilho para que o paciente de Covid torne-se também diabético.

SONORA

Repórter Juliana Sartori