Segundo caso da variante delta do coronavírus é confirmado no Paraná.//
Fiscalização fecha bares com festa e reincidentes nas infrações sanitárias em Curitiba.//
Justiça suspende Comissão Processante que analisa pedido de cassação do prefeito e Umuarama.///
As informações com Juliana Sartori
Giro de Notícias Tarde
O segundo caso no Paraná da cepa conhecida como variante indiana ou delta no Paraná foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira. O caso foi identificado na cidade de Apucarana por meio de sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fiocruz. A paciente vítima da nova variante é uma mulher de 42 anos, gestante, que reside no Japão. Ela chegou ao Brasil no dia 05 de abril e, antes de embarcar, realizou a coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19, tendo resultado negativo para a doença. Dois dias após sua chegada, a gestante começou a apresentar sintomas respiratórios e decidiu fazer um novo exame, que confirmou a presença do novo coronavírus. Dias depois, em 15 de abril, a mulher precisou ser internada após o agravamento dos sintomas. No mesmo dia, ela passou por uma cesariana de emergência e foi a óbito.
Em mais uma semana de enfrentamento à covid-19, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado percorreram bairros e região central da capital paranaense. De segunda até esta quina-feira, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana vistoriou 51 espaços, interditou 15 estabelecimentos e lavrou 26 autos de infração. Festa em um bar e reincidência no descumprimento das medidas restritivas estão entre os motivos de penalização. As ações resultaram em R$ 270 mil em multas. Foram flagrados cometendo as infrações bares nos bairros Bigorrilho, Cajuru, Boqueirão, CIC, Sítio Cercado, Barreirinha e Alto da XV.
A 2ª Vara da Fazenda Pública de Umuarama, no noroeste do Paraná, suspendeu uma Comissão Processante contra o prefeito da cidade, Celso Pozzobom (PSC). A liminar foi concedida nesta quinta-feira e atende a um pedido do gestor. A comissão foi aprovada no dia 7 de junho e analisa um pedido de cassação do prefeito. A solicitação foi protocolada pelo deputado estadual Delegado Fernando (PSL) e aprovada por unanimidade. De acordo com a decisão, a Comissão Processante fica suspensa em caráter liminar até o julgamento final da ação. A Câmara de Umuarama se manifestou contrária à suspensão, mas disse que irá cumprir com a decisão judicial.