MEC anuncia mudanças no ensino médio brasileiro, com ampliação da carga horária e dos itinerários formativos.
Foto: Luis Fortes / MEC
O Ministério da Educação anunciou nesta semana o Cronograma Nacional de Implementação para o Novo Ensino Médio, instituído por meio de portaria. De acordo com o secretário de educação básica, Mauro Rabelo, as mudanças na grade curricular do ensino médio passam por alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e preveem, entre outras medidas, a ampliação da carga horária.
O Novo Ensino Médio também representa a ampliação dos chamados itinerários formativos, que possibilitam que os estudantes escolham e ampliem seus conhecimentos em uma das seguintes áreas: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas e sociais; e formação técnica e profissional.
Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, todas as escolas estão sendo apoiadas técnica e financeiramente para a readequação dos referenciais curriculares e para a formação dos professores. Ele afirma que foram investidos R$ 70 milhões nas secretarias de educação . No âmbito do Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, foi promovido o repasse a mais de 4.000 escolas-piloto, totalizando R$ 360 milhões em apoio financeiro, garante o ministro.