Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná confirma transmissão comunitária da variante delta

Por Jornalismo. Publicado em 29/07/2021 às 09:04.

Paraná confirma transmissão comunitária da variante delta.//

Provopar pede reforço nas doações de agasalhos e cobertores.//

Curitiba libera atividades sem restrição de horário e eventos para 300 pessoas.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


A transmissão comunitária da variante delta do novo coronavírus foi confirmada nesta quarta-feira no Paraná pela Secretaria de Estado da Saúde. O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também confirmaram a transmissão da variante, conhecida por ser mais transmissível, porém não necessariamente mais fatal. Segundo a secretaria, mesmo com a confirmação, a predominância no estado ainda é da cepa gama, que surgiu em janeiro – identificada inicialmente em Manaus. Além da confirmação da transmissão comunitária, a SESA informou 16 novos casos e mais seis mortes causadas pela variante delta no Paraná.

Curitiba mantém bandeira amarela pela quarta semana consecutiva, mas passa a permitir o funcionamento das atividades sem restrições de horários, além de outras medidas menos restritivas. A decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde após avaliação positiva dos indicadores da covid-19 na cidade. Uma das definições foi permitir o funcionamento das atividades sem restrições de horários para abertura e fechamento, desde que seguidos os protocolos específicos de controle da pandemia. Feiras de varejo e feirões podem voltar a ser realizados. Também houve a liberação de consumo de bebidas alcoólicas nas feiras de artesanato e livres, mas consumo de bebidas alcóolicas em demais locais públicos continua proibido. O decreto também libera a ampliação de público para casas de festas e recepções, que antes era de 50 pessoas e agora passou para, no máximo, 300 pessoas.

Nestes dias mais gelados, o Provopar Estadual intensificou as solicitações por doações de roupas, agasalhos, calçados, cobertores e tudo que possa ajudar a aquecer as pessoas mais vulneráveis no estado. A Campanha do Agasalho está coletando doações em diversos locais e entidades parceiras. A doação de recursos também está aberta por meio do pix. Para saber como efetuar contribuições, basta acessar o site provoparestadual.org.br