Deputados retomam sessões plenárias nesta segunda.//
Mais de 100 aves nativas mantidas em cativeiro são encontradas em operação no Noroeste do Paraná.//
Estudante é atropelada em Matinhos e motorista foge sem prestar socorro.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Manhã
Os deputados estaduais retomam as atividades de plenário e também das Comissões permanentes a partir desta segunda-feira com o retorno das sessões plenárias em formato híbrido. Já no período da manhã é realizada uma audiência pública para marcar o início da campanha Agosto Azul, mês de conscientização e cuidados, principalmente, com a prevenção do câncer de próstata. O debate é proposto pela deputada Cantora Mara Lima (PSC). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. Já as sessões plenárias começam a partir das 14h30.
Pelo menos 114 aves nativas mantidas em cativeiro de forma irregular foram apreendidas pelo Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) durante a Operação Liberdade. As ações foram direcionadas a criadouros amadores das cidades de Fênix e Quinta do Sol, no Noroeste do Estado. Ao todo, R$ 92 mil em multas foram aplicados aos responsáveis. O Instituto Água e Terra prestou apoio e encaminhou os pássaros para que recebam atendimento veterinário. De acordo com as informações do batalhão, a operação foi desencadeada para fiscalizar criadores de aves. Em 11 pontos abordados foram constatadas irregularidades.
Uma jovem de 22 anos morreu após ser atropelada em Matinhos, no litoral do Paraná. De acordo com a Polícia Civil, o motorista do carro fugiu do local sem prestar socorro à vítima. O atropelamento aconteceu na noite de sexta-feira. Pâmela Vaz foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Paranaguá, também no litoral, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de sábado. Pâmela estava atravessando a Avenida Juscelino Kubitschek com uma bicicleta quando foi atingida pelo carro. Ela era estudante de Licenciatura em Linguagem da Comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A direção do campus do litoral da universidade emitiu uma nota de pesar pela morte da aluna. Neste domingo, a Polícia Civil informou que está investigando o caso e que tenta identificar o motorista que atropelou a vítima.