Agora a gente fala de um Comitê que está ajudando as cidades a pensarem soluções conjuntas para movimentar a economia local, com foco principalmente nos pequenos negócios.
12 municípios se reuniram para formar o Comitê Territorial Gralha Azul. A ideia é fortalecer a economia local principalmente dos pequenos comerciantes e produtores, integrando a esfera pública, privada, o terceiro setor e as universidades. Fazem parte do grupo as cidades de Agudos do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Magro, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Serão 4 eixos de atuação: Turismo, Tecnologia e Inovação, Compras Públicas e Educação Empreendedora. De acordo com o presidente do Comitê, Tiago Wandscheer, a proposta é que todos cresçam juntos.
SONORA
No setor de compras públicas, por exemplo, em média, apenas 15% do que estes municípios consomem vem do comércio e serviços locais. Mas para aumentar essa margem, é necessária a capacitação dos fornecedores da região, o que vai ser feito em parceria com o Sebrae-PR. Tiago conta que isso traz um forte impacto positivo para as economias destes municípios.
SONORA
Outro objetivo é aproveitar a onda de pequenas viagens locais, que aumentaram com a pandemia, e a proximidade com o grande centro populacional e econômico da capital e entorno para incrementar o turismo da região.
SONORA
Amanda Yargas