Athletico, Coritiba e Paraná Clube se unem para volta da torcida aos estádios.//
Paraná libera vacinação para todos os moradores acima de 18 anos que vão estudar ou trabalhar no exterior.//
Paraná está perto de atingir 80% da população adulta vacinada contra covid-19.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Tarde
Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube estão unidos na proposta para negociar o retorno do público aos estádios de Curitiba. Os três clubes elaboraram um protocolo para que essa volta ocorra com segurança, sem colocar em risco a saúde dos torcedores em tempos de pandemia. A informação foi revelado pelo presidente do Coritiba, Juarez Moraes e Silva, em entrevista para a imprensa. Além da Prefeitura de Curitiba, a volta do público aos estádios depende também do Governo de Estado, da Confederação Brasileira de Futebol e da Federação Paranaense de Futebol. Os contatos com todos esses representantes já foi feito, segundo o presidente do Coritiba. Ele não revelou, porém, quais serão as restrições nos primeiros jogos, como limite de público, por exemplo.
O Paraná liberou a vacinação imediata contra a Covid-19 para moradores acima de 18 anos que comprovem intercâmbio acadêmico ou agenda de trabalho presencial no exterior. A imunização, neste caso, será feita mesmo que a pessoa não contemple um grupo prioritário ou a faixa etária de vacinação que acontece no município de residência. A autorização foi dada em uma deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, que une a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR). Conforme texto, a autorização não vale para viagens ao exterior por motivos de tratamento médico (consultas ou cirurgias), congressos e outros eventos, mudança de endereço ou viagens a turismo.
Atualmente, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), todos os 399 municípios paranaenses estão vacinando pessoas com menos de 40 anos. Desses, 320 já baixaram para a casa dos 30 anos (cerca de 80%) e, dentro desses, 125 já entraram no grupo dos 25 anos – quase um terço do Estado (com 31%). Com um total de 6,6 milhões de aplicações, o Paraná já alcançou 76,3% da população vacinável, parcela formada por pessoas com mais de 18 anos. O levantamento mostra que o Estado está próximo de alcançar a meta de vacinar com pelo menos uma dose 80% da população adulta até o fim de agosto e 100% em setembro.